top of page
navtec.avif
Cidade moderna

O que é

E.A.

Arquitetura Corporativa (EA: Enterprise Architecture)
Início

Historicamente, a Arquitetura Corporativa (Enterprise Architecture) surgiu como resposta à crescente complexidade organizacional e tecnológica nas grandes empresas, especialmente a partir da década de 1980. O seu principal objetivo era alinhar os sistemas de informação com os objetivos de negócio.

Modelo Zachman

Um dos marcos mais importantes foi o modelo Zachman, proposto por John Zachman em 1987.
Este modelo introduziu uma abordagem estruturada para descrever uma organização a partir de diferentes perspetivas (como dono, designer, construtor) e dimensões (dados, processos, rede, etc.
Saiba mais sobre o modelo Zachman clicando aqui.

zachman-best.png
TOGAF

Nos anos 1990, com o avanço da tecnologia e a globalização dos mercados, surgiram novos frameworks, como o TOGAF (The Open Group Architecture Framework), que se destacou por oferecer uma metodologia completa para o desenvolvimento e gestão da EA. O TOGAF trouxe maior formalização, com fases bem definidas e uma abordagem interativa que permitia melhorar continuamente a arquitetura organizacional. Isso reforçou a importância da EA como ferramenta estratégica. Saiba mais sobre o TOGAF clicando aqui.

TOGAF_ADM.jpg
BM-.png
Anos 2000

Durante os anos 2000 e 2010, a EA passou a ser vista não apenas como um suporte para a TI, mas como uma ponte entre estratégia, processos e tecnologia. Com a popularização de conceitos como governança de TI, transformação digital e agilidade, a arquitetura corporativa evoluiu para incluir novos elementos, como integração com metodologias ágeis e foco na experiência do utilizador.

Atualmente

Hoje, a Arquitetura Corporativa é um elemento-chave na transformação digital das empresas. Serve como base para iniciativas de inovação, integração de novas tecnologias (como inteligência artificial entre outras) e melhoria contínua. A sua evolução reflete a necessidade constante das organizações de se adaptarem a um ambiente dinâmico e competitivo, reforçando a importância de alinhar tecnologia e estratégia na evolução e crescimento de sua competitividade.
Exemplos do que podemos usar na EA:

Objetivos

Objetivos da Arquitetura Corporativa (EA) guiada pelos requisitos de negócios da organização, ajudam a definir como informações, negócios e tecnologia fluem juntos. Isso se tornou uma prioridade para as empresas que estão tentando acompanhar as novas tecnologias como: Inteligência Artificial, nuvem, IoT, Machine Learning e outras tendências emergentes que levarão à transformação digital.
(artigo da IT Forum de 01 de dezembro de 2022)

image.png

Contate-nos

  • Linkedin

Obrigado por enviar!

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1811 –  Cj 115 -Jardim América  - Caixa Postal 7701-

CEP 01452-001 – São Paulo – SP

© 2025 por NAVTEC

bottom of page